Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

Rubem Alves

sábado, 7 de março de 2015

Adaptação na Educação Infantil (Berçário I)

      Início de ano, volta das férias, mudança de grupo, espaço, professor, momento de acolher e de aconchegar. O acolhimento tem que ser permanente durante todo o processo de vida na escola. O desafio da escola é construir vínculos especiais com cada criança. É confortável chegar e perceber-se acolhido, receber gestos de simpatia, de carinho, de envolvimento, e compreensão e de aceitação. Quando somos bem acolhidos, sentimo-nos confortáveis e esperançosos de que estar naquele espaço pode ser bom e possível de ser feliz.

       Ao iniciar a sua adaptação na Educação Infantil, a criança vive um momento de muitas mudanças de uma só vez. É uma etapa importantíssima para criar ou fortalecer vínculos afetivos. A criança se afasta parcialmente do convívio familiar e cria novas relações afetivas. Muitas vezes essa adaptação não é só da criança.  Na adaptação, os pais observam de perto as atitudes dos professores, conhecem os funcionários e compartilham com outros pais experiências, angústias e conquistas.

       É importante haver uma confiança mútua entre pais e professoras, pois todos tem um objetivo em comum, queremos alunos seguros e felizes no ambiente escolar.








 
 
Professoras: Adriana, Elodes e Ramona.

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