Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

Rubem Alves

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Dia Nacional do Livro Infantil



     O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem ao escritor Monteiro Lobato. Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté em 1882, viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio. Assim, criou o famoso Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso, deu vida a personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê e a Cuca, e criou aquela considerada a maior obra da literatura infanto-juvenil brasileira de todos os tempos, O Sítio do Picapau Amarelo. Monteiro Lobato morreu em 1948, mas deixou como marca a valorização que dava à leitura, com a frase: “Um país se faz com homens e com livros.”
      Os clássicos criados por Monteiro Lobato fazem parte do universo infantil e até hoje estão no imaginário das crianças e nas belas recordações dos adultos.





"Ainda acabo fazendo livros onde as nossas crianças possam morar."


Monteiro Lobato



Nenhum comentário:

Postar um comentário