Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

Rubem Alves

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Projeto Cidadão Consciente


PROJETO

Por uma cidade melhor,

formando CIDADÃOS CONSCIENTES. 

 


ENTIDADES PARTICIPANTES


Intituições de Ensino

 - CMEI Paquetá                  

 - CMEI Itatiaia

 - Colégio Estadual Protásio de Carvalho

 - CMEI Ubatuba

 - CMEI Porto Seguro

 - CMEI Cananéia

Empresas:

 - EBS Sistemas

 - GCI

Outros grupos

 - Grupo de Escoteiros Itatiaia


Histórico

   A comunidade do Itatiaia, com aproximadamente 23 mil moradores, possui um histórico de destinação irregular de resíduos sólidos, que são dispostos em áreas de preservação ambiental e em logradouros públicos pelos próprios moradores, bem como por veículos provenientes de outras áreas. Dentre os resíduos sólidos identificados nestas áreas estão, restos de materiais de construção civil, como madeiras, concreto, tijolos, telhas, areia e pedras; mobiliários como sofás e armários; restos de produtos eletrônicos como televisões, monitores e impressoras; restos de animais mortos, e resíduos provenientes de podas e cortes de árvores.


   A comunidade do Itatiaia, estabelecido seus limites a Rua João Dembinski, Rua do Semeador,  Avenida Juscelino Kubitscheki e dentro de seus limites, dois córregos afluentes do Rio Barigui, o Ribeirão dos Mueller e o Córrego do Itatiaia. O córrego do Itatiaia em 2001 foi limpo e recuperado com uma ação conjunta entre empresas privadas, escolas e escoteiros da região e Prefeitura Municipal de Curitiba, em uma ação efetiva que efetuou a retirada de entulho e a recuperação da mata ciliar do córrego. Porém, por falta de continuidade de ações educativas, este rio freqüentemente recebe cargas de resíduos sólidos. O Ribeirão dos Mueller é um rio que atravessa a região da Cidade Industrial de Curitiba e durante seu trajeto, recebe esgoto proveniente de residências e empresas.

   As praças públicas do bairro são equipadas com quadras de areia para prática de esportes, e parques infantis, e o “bosque escola”, com parque infantil e passeio compartilhado para pedestres e bicicletas, e é caminho para pais e alunos de creches e escolas do bairro. 

   A comunidade do Itatiaia também possui dentro de seus limites, as linhas de transmissão da COPEL, que em sua faixa de segurança possuem calçadas conservadas, utilizadas pelos moradores para prática de atividades físicas, como caminhadas.

Todos os locais citados acima recebem constantemente resíduos sólidos jogados pelos moradores, o que deixam estes lugares extremamente perigosos para crianças, adultos e idosos, pela sua periculosidade e poder atrativo de vetores como baratas, insetos e ratos. 

   Além de serem perigosos à saúde das pessoas, muitos são contaminantes do meio ambiente, como os resíduos eletrônicos, comprometendo a qualidade do solo e da água da região, assim como, ocasionam a poluição visual dos locais, o que incita às pessoas a depositarem os resíduos.

   Todas essas atividades de deposição irregular de resíduos são consideradas crime, pelo artigo 91 da Lei Municipal 11.095/2004, que estabelece que “é proibido lançar ou depositar na via pública, passeios, praças, jardinetes, bocas de lobo ou qualquer outro espaço do logradouro público: I - lixo, animais mortos, mobiliário, folhagens, material de poda, terra, lodo de limpeza de fossas ou de sumidouros, óleos, gorduras, graxas, liquido de tinturaria, nata de cal e cimento; II - papéis, anúncios, invólucros, restos de alimentos ou quaisquer detritos.”

   Diante das evidências de descarte irregular de resíduos na comunidade, conclui-se que mesmo que seja crime, que prevê multa e haja um canal de denúncias de fácil acesso da população (telefone 156), as denúncias não impedem que os descartes sejam realizados.

   O telefone 156, é também o canal para realizar o pedido de retirada de entulhos, no caso de pequenas obras (até 5 carrinhos de mão) nas residências. De acordo com conversas pessoais com moradores do bairro, a prefeitura leva de dois dias a uma semana para efetivar o pedido. Além disso, é realizada a retirada periódica dos entulhos dos espaços públicos da comunidade pelo serviço da Prefeitura Municipal de Curitiba, e observou-se também que estas ações impulsionam os moradores a jogarem lixo, pois sabem que a prefeitura vai realizar a coleta em algum momento.

Mobilização

   Visto os problemas apresentadas com a disposição irregular de resíduos sólidos nos espaços públicos e áreas de preservação permanente da comunidade do Itatiaia na Cidade Industrial de Curitiba, representantes comunitários, diretores de escolas, empresários e demais partes interessadas locados na região, realizam reuniões desde o 2º semestre de 2012, para discutir os problemas apresentados e buscar soluções para assegurar a saúde, segurança e preocupação com o meio ambiente na comunidade do Itatiaia.

   Nestas reuniões, ficou definido como Plano de Ação, o Projeto Cidadão Consciente, de duração indefinida, onde será estabelecido um cronograma de ações e atividades para garantir a conscientização de crianças e adultos.

   Como primeira ação deste projeto, a I Virada Ecológica Itatiaia, foi realizada dia 01 de Dezembro de 2012, Sábado, contou com diversas atividades de conscientização ambiental para adultos e crianças.

   Este evento veio de encontro com uma antiga reivindicação da comunidade escolar da região, o fechamento do Bosque Escola, para uso dos alunos em horário escolar. Nos dias atuais, o bosque é utilizado como depósito de lixo, uso de drogas e outras práticas ilegais.

 

I Virada Ecológica

O objetivo do evento foi iniciar um movimento ecológico na comunidade, que envolva os moradores, escolas, grupo de escoteiros, empresas e demais partes interessadas, por meio de ações ambientais e culturais para conscientização e preservação ambiental. 

Ações Ambientais

 - Para o evento, tivemos o apoio da Prefeitura Municipal de Curitiba, Regional CIC, que realizou a limpeza dos logradouros públicos e roçada nas áreas de lazer da região, e empréstimo de barracas de feira.

 - Doação de mudas de árvores frutíferas pela Secretaria Municipal de Abastecimento.

 - Escolas da região que realizaram trabalhos de conscientização ambiental junto aos alunos e expuseram no evento os resultados.

 - Patrocínio da empresa EBS Sistemas para confecção de 300 cartazes e 5.000 folders de educação ambiental.

 - Apoio da GCI para a pintura e grafitagem dos muros do bosque-escola.

 - Apoio do Grupo de Escoteiros do Itatiaia cedendo infraestrutura para realização do evento.

 - Presença da Associação de Catadores Novo Horizonte – ECOCIDADÃO

 - Entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário