Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

Rubem Alves

sexta-feira, 27 de março de 2015

Maternal II

Área de Formação: Identidade
Objetivos:
. Reconhecer os seus pertences e os de outras crianças.
Tempo: Uma semana.
Faixa Etária: 2 a 3 anos.
Justificativa:
Percebendo que as crianças costumam perder as suas coisas e depois não identificam, foi pensado na necessidade de trabalhar sobre a importância de cada criança reconhecer os seus pertences e dos outros.
Materiais:
. Pertences das crianças.

Desenvolvimento:
1ª etapa – Em uma roda de conversa, a professora vai falar sobre a importância de cada criança conhecer as suas coisas pessoais e a dos colegas, depois vamos brincar de cada criança achar o seu calçado na pilha que iremos formar com o de todas as crianças.














2ª etapa – As professoras irão disponibilizar em uma mesa, vários pertences pessoais das crianças que encontram-se nas mochilas. Cada um será convidado a fazer tentativas de reconhecimento de seus objetos e dos colegas.


Avaliação: Será observada a participação e as tentativas de acerto no momento de identificar os pertences.

 Professoras: Juliana, Márcia e Priscila.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Maternal I



Objetivo: Desenvolver gradativamente o interesse pela leitura e o comportamento de leitor.

Desenvolvimento: Diariamente são proporcionados para as crianças momentos de leitura organizados pelas professoras e momentos em que as crianças realizam as suas próprias leituras.















Professoras: Aline, Ana e Maria.