Ensinar é um exercício de imortalidade. De alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...

Rubem Alves

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Semana de acolhimento


          No dia 14 de fevereiro foi dado início as atividades com as crianças no CMEI Itatiaia, o qual foi preparado e organizado com muita dedicação e carinho para recepcionar nossas crianças. Apesar do ambiente atrativo e acolhedor, muitas crianças estranharam no início, o que é normal, devido ao tempo que passaram em casa na companhia dos pais. Porém, aos poucos, o choro foi passando, e a alegria de rever os colegas e de participar das atividades foi tomando conta da criançada, tornando essa semana de acolhimento mais que especial.                        
           Confira alguns desses momentos...                                                                                       



























                                                                                    

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Adaptação e Acolhimento

Adaptação e Acolhimento:
Um cuidado inerente ao projeto educativo da instituição e
um indicador de qualidade do serviço prestado pela instituição.

Cisele Ortiz 1
     Pretendo neste texto propor algumas reflexões sobre o processo de entrada da criança na escola de Educação Infantil. O acolhimento do ponto de vista das crianças, das famílias e da instituição, tendo como foco o planejamento do processo de acolhimento.

      Tratar deste tema se justifica por algumas razões advindas da experiência:
     Primeira razão, nos processos de formação de professores muitas vezes nos deparamos com situação de conflito entre profissionais e famílias que se forem investigadas com maior atenção são reveladoras de problemas mal resolvidos desde a entrada da criança na escola.
 
     Segunda, quando questionamos a organização dos grupos infantis, normalmente há uma queixa muito grande de que as crianças estão eternamente em adaptação. Uma boa parte das escolas seja pública ou privada, costuma privilegiar a quantidade de vagas a serem preenchidas em detrimento da relação que se estabelece entre as pessoas, mudando as crianças de grupo com muita freqüência diante dos indicadores de desenvolvimento: sentar, engatinhar, andar, tirar fraldas... dentro deste tópico podemos ressaltar também o excesso de crianças em um grupo, desrespeitando o tamanho máximo dos grupos e proporção adulto/criança. Considero esses aspectos como são fatores que interferem num bom acolhimento.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Semana de Estudos Pedagógicos 2013

PARTICIPANTES: Diretora, Pedagoga, Educadores e profissionais do CMEI Itatiaia

DATA: 05/02 a 08/02/2013

HORÁRIO: 08:00 às 17:00 horas

LOCAL: CMEI Itatiaia


       “Educar crianças é tarefa exigente, demorada, e requer uma eficiente formação continuada dos educadores, processo que passa necessariamente pelo tempo de conhecer bem a criança pequena e segue por alimentar uma atitude de curiosidade pelo mundo [...]. Tudo regado a boas doses de competência profissional, arte, sabedoria, delicadeza e de uma profunda vontade de ousar, de se surpreender e de se ver como um adulto muito diferente para si e para as crianças.”  (Bem vindo, Mundo! Criança Cultura e Formação de Educadores. Ed. Periópolis SP, 2006).






MOMENTO MOTIVACIONAL

Vídeo: Atitude é tudo